quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ficha de cultivo: Nephentes Alba x rafflesiana var. nivea


Nepenthes alba x rafflesiana var. nivea

Hibrido entre Highland (alba) e Lowland (rafflesiana), ambas espécies vivem em locais com sol pleno e são bém resistentes.
Nepenthes Alba foi por muito tempo considerada N. gracillima, ainda hoje se vende N. alba por N. gracillima. A verdadeira N. gracillima foi re-descoberta e é uma introdução bem recente nos cultivos, é geralmente confindida porN. alba e N. macfarlanei.


Cultivo fácil - Se adapta bém a variados climas, algumas variações mais exigentes ao calor, outras nem tanto.

Tipo - Considero esta planta em cultivo 'intermediária', cresce bém entre os climas amenos e quentes, diminui o crescimento e a produção dos ascidios no inverno.

Temperatura - Entre 16º e 34º.

Humidade - Durante o dia acima de 50% e durante a noite acima de 80%. Informação baseada no meu cultivo, em que a humidade gira em torno dos 60%

Luz - As minhas plantas recebem umas 2 horas de sol direto pela manhã e o resto do dia muita luz, acredito que esta planta vá bem em sol pleno.

Regas - Como qualquer outra nepenthes, o solo não pode ficar encharcado, mantenha-o bém umido não deixando secar completamente.

Solo - Fibras longas de sphagnum ou outra mistura bem drenada para que a água não se acomule nas raizes.

Tamanho - Este hibrido cresce bastante e consideravelmente rápido se submetido a condições ideáis. Acredito que a planta tenha puxado para o porte da N. rafflesiana, portanto tem porte grande e tronco de grossura média, com váriados formatos de folhas e ascidios. Os ascidios atingem até 20cm ou mais com variações de cores e formatos dependendo do clone.

Detalhe - Este hibrido é comum de se encontrar no Brasil, encontrada no cultivo de muitas pessoas aos arredores do país, é um hibrido criado e vendido por "Marcos Ono" que a chama de Nepenthes gracillima x raffelsiana var. nivea.

Propagação - Fácil propagação por cortes enrraizados (estacas).

Formas - Provavelmente existem várias formas diferentes deste hibrido espalhadas pelo país, pois foram vendidos mudas germinadas de sementes, além dos clones variádos que o Marcos vende.


No meu cultivo tenho quatro clones diferentes numerados na ordem em que eu os obtive:

Planta 01

ImagemImagemImagem
Esta é bem robusta, com folhas arredondadas nas pontas, tendris e ascidios fortes.
Planta Macho.
Planta 02

ImagemImagemImagemImagem
Esta é menos robusta, com folhas mais moles e frageis, os ascidios são mais frageis também.
Planta Macho.
Planta 03

ImagemImagemImagem Imagem
Esta é bém robusta como a planta 01, porém tem as folhas mais alongadas e achatadas, longos tendris e ascidios robustos com uma bela coloração vermelho escuro que aparece em várias partes da planta, petalas das flores, tronco, tendril e interior das folhas.
Planta Fêmea.
Planta 04

ImagemImagemImagemImagem
Esta também é robusta com folhas levemente onduladas, e ascidios bem robustos que podem passar dos 20cm.
Sexo ainda não definido.


Informações retiradas de minhas prórias conclusões no meu cultivo deste hibrido, outras pessoas podem ter experiências diferentes com este hibrido em diferentes climas. Se chegarem a conclusões diferentes, fiquem a vontade para opinar e enriquecer o conteúdo com informações dos seus próprios cultivos.


Créditos: www.carnivoras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário